REGULAMENTO

Consulte de seguida o resumo das principais regras e obtenha aqui o download do regulamento completo.
DISPONÍVEL BREVEMENTE A VERSÃO PARA A 2.ª EDIÇÃO DE 2019
(Regulamento 2.ª Edição – Campeonato Nacional Multipli 2019)


REGRAS:

  1. O MULTIPLI é um jogo disputado entre dois jogadores e acompanhado por um árbitro.
  2. O jogo é constituído pelo seguinte material:
    • 32 “Cartas Resposta” com os números 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 (quatro de cada);
    • 36 “Cartas Pedido” com produtos das tabuadas do 3 ao 10;
    • 1 cartão com as soluções das tabuadas do 3 ao 10;
    • 4 bases retangulares de madeira, para suporte das cartas de cada jogador.
  3. O objetivo de cada jogada é determinar, no menor tempo possível, os fatores de uma multiplicação cujo produto é o valor apresentado na Carta Pedido exibida pelo árbitro, e desta forma, ganhar a Carta Pedido.
  4. O objetivo principal do jogo é ganhar o maior número de Cartas Pedido.
  5. Cada mesa é constituída por 3 elementos: 1 árbitro (da responsabilidade da Comissão Organizadora) e 2 jogadores que deverão sentar-se frente a frente.
  6. Cada jogador tem 16 Cartas Resposta (duas de cada, desde o número 3 ao número 10) dispostas em 2 bases de madeira previamente colocadas lado a lado uma da outra de modo que os números estejam ordenados por ordem crescente da esquerda para a direita.
  7. O árbitro tem 35 Cartas Pedido (exclui-se o pedido com o número 9) e o cartão com soluções. Antes de iniciar o jogo, o árbitro baralha aleatoriamente as cartas.
  8. Em cada jogada, o árbitro lança uma Carta Pedido para o meio da mesa de modo a que esta fique em igual posição para ambos os jogadores. O árbitro deve enunciar o pedido e, quando necessário, alertar para a Carta Resposta proibida nessa jogada.
  9. O jogador que lançar mais rápido, para a mesa, duas Cartas Resposta correspondentes aos fatores do pedido em jogo, vence a jogada e ganha a Carta Pedido. Os jogadores repõem as Cartas Resposta nas bases de madeira para a jogada seguinte.
  10. No caso dos jogadores empatarem (lançamento simultâneo das Cartas Resposta), o árbitro recolhe a Carta Pedido para o meio do baralho e esta será lançada posteriormente.
  11. Quando os dois jogadores não souberem a resposta de uma Carta Pedido, o árbitro dirá qual é a solução e recolhe a Carta Pedido para o meio do baralho, a qual será lançada posteriormente.
  12. Em cada jogada, os jogadores têm a possibilidade de trocar as suas Cartas Resposta, caso se apercebam atempadamente que se enganaram, desde que fiquem na mesa apenas duas cartas por jogador.
  13. O jogo termina quando o árbitro já não tiver mais Cartas Pedido.
  14. Vence o jogador que tiver em seu poder mais Cartas Pedido.